sábado, 9 de julho de 2016

Sim, me identifico com os Quakers



Este blog é sobre essa tradição espiritual de origem cristã protestante, que acredita na luz divina em nós, algo em que sempre acreditei e por qual nutro interesse e afeto.

Os Amigos, como os Quakers também são conhecidos (Amigos da Verdade. Amigos da Luz) não são muitos numerosos no mundo. Parte disso vem do fato de que um Quaker não está interessado em converter ninguém para a sua fé, ou convencer aos outros de que seu dogma é correto; em parte porque sequer possuem dogmas ou confissões de fé escritas, como as demais denominações cristãs. Para eles, a fé é algo dinâmico e não pode ficar presa e limitada a convenções religiosas. 

Se destacam na luta pela justiça e direitos humanos, pacifismo, igualdade entre homens e mulheres, luta pelo fim da escravidão nos séculos XVIII e XIX, filantropia e alguns grupos admitem a união entre parceiros do mesmo sexo.

Há Quakers de diversos matizes: evangélicos (nesse caso, se organizam como uma igreja evangélica, com hierarquia e liderança), conservadores, ortodoxos, liberais, progressistas, universalistas, agnósticos e ateus (nesse último caso, agnósticos e não-teístas que são filhos dessa tradição e que ainda acham importante a comunhão presente no fato de se reunirem em assembleias, encontros e reuniões de matiz espiritual).. O que a maioria partilha em comum é essa noção de que Deus se revelou em nós através de Jesus e seu Espírito, ou a presença da luz divina para aqueles que são guiados por esta luz.

Os Quakers não possuem hierarquia nem lideranças espirituais, pois acreditam no sacerdócio de todo crente, já que segundo o NT não há mais intermediadores entre Deus e o homem, após Jesus Cristo. Também seus cultos não são programados, quando a comunidade de fé opta por um culto silencioso, baseado no quietismo e na revelação da luz interior.

No Brasil, não se tem noticia de grupos de Quakers ou Juntas Anuais (Yearly Meetings) ou mensais (Monthly Meetings), como realizados na América do Norte, Europa e outras partes do mundo, a não ser tentativas isoladas de  pequenos grupos ou indivíduos em alguns estados brasileiros. Porém, nada impede que um indivíduo ou comunidade se identifique e pratique sua fé baseada nos princípios e valores dos Amigos.

Quão preciosa é, ó Deus, a tua benignidade! Os filhos dos homens se refugiam à sombra das tuas asas. Eles se fartarão da gordura da tua casa, e os farás beber da corrente das tuas delícias; pois em ti está o manancial da vida; na tua luz vemos a luz.
Salmos 36:7-9

Um comentário: